Quadrilha
Materiais
- Papéis coloridos
- Canetas hidrográficas
- Alimentos típicos de festas juninas
- Roupas de festa junina
- CDs com músicas de festa junina
- Aparelho de som
E para desenvolver...
Organize o ambiente com adereços (bandeirinhas, balões,chapéus de palha, etc.) e alguns alimentos (pé de moleque, paçoquinha, pipoca, pinhão, etc.) típicos de uma festa junina. Quando tudo estiver pronto, convide a turma para entrar na sala e não se esqueça, neste momento, de colocar, num aparelho de som, músicas da festa junina. Procure ajuda na comunidade para fazer esta parte do trabalho. Reúna todos para compartilharem deste momento.
Após algum tempo agrupe a turma e abra uma conversa sobre a festa junina: “O que é necessário para se fazer uma festa junina”. Anote em um cartaz as lembranças anunciadas. Aproveite a eventual presença de familiares das crianças na atividade e convide-as a perguntarem aos adultos sobre os objetos e símbolos presentes nas festas juninas das quais participaram, quando jovens.
A seguir, conduza o grupo a se organizar em torno da quadrilha, sem anunciá-la, com as seguintes comandas:
- “Caminhem pelo espaço.”;
- “Formem 4 grupos em 10 segundos. Vou começar a contagem regressiva:10, 09 ,08,...” .
- “Agora, formem duas filas”;
- “Façam duas rodas, uma dentro da outra”;
- “ Agora uma grande roda, alternando meninas e meninos”;
- “Cada um pegue o seu par! Vamos dançar a quadrilha!”
Com o grupo preparado coloque uma música de quadrilha e conduza a dança, obedecendo às comandas típicas. Coordene a quadrilha para o momento final, a cena do casamento caipira. Chame as personagens (o padre, os pais da noiva e do noivo, um delegado), promova a cena e finalize a dança.
É hora de avaliar
Depois da vivência da dança, será importante conversar com as crianças sobre o que elas sentiram enquanto se organizavam para a quadrilha, suas impressões sobre os passos e os comandos e o que elas acham que poderia ter sido diferente.
Registre suas falas e não deixe de concluir a oficina ressaltando a importância do respeito de um pelo outro para que o trabalho coletivo aconteça e para que todos possam perceber que a dança só dá certo se todos se empenharem e estiverem bem coordenados.
O que mais pode ser feito
As crianças poderão:
- fazer pesquisas sobre a origem da festa junina;
- entrevistar familiares com a finalidade de conhecer como comemoravam esta festa;
- perguntar aos adultos sobre suas lembranças destes eventos, ou curiosidades ocorrida desta época marcaram suas vidas;